Vila Velha de Rodão
Portas de Rodão
Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Beira Interior Sul.
É sede de um município com 329,91 km² de área, subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Castelo Branco, a sueste pela Espanha, a sul por Nisa e a oeste por Mação e Proença-a-Nova.
As Portas de Ródão é uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Ródão, resultante da intersecção do duro relevo quartzítico da Serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas "portas", uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.
O encaixe do Tejo começou por erosão remontante, há cerca de 2,6 milhões de anos, aproveitando acidentes tectónicos associados à falha do Pônsul, e decorreu em várias etapas, reflectidas em terraços fluviais e plataformas embutidas por erosão, mais visíveis na margem direita a montante das Portas.
No topo da "porta" norte, que é facilmente acessível por estrada, situa-se o pequeno castelo do Rei Wamba. Deste local vislumbra-se um vasto panorama sobre o vale do Tejo a jusante das Portas, com o Conhal do Arneiro, na margem esquerda, e o povoado paleolítico de Vila Ruivas, na margem direita.
As Portas de Ródão são igualmente um local privilegiado de observação da avifauna, servindo de habitat à maior colónia de grifos de Portugal, assim como à cegonha-preta ou ao milhafre-real.
É um dos geossítios do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.
Lenda
Diz-se que nesta região viveu Wamba, o último rei visigodo em Hispania (Península Ibérica) que reinou entre 672-680, e que lutou contra os mouros. Um dia, a esposa de Wamba caída de amores por um rei mouro, que decidiu raptá-la do poder de Wamba. Tentou construír um túnel por baixo do rio Tejo para ir buscar a sua amada. No entanto, fez mal os cálculos. Wamba descobriu os planos, e percebendo o amor que a sua esposa sentia por outro rei, decidiu "oferecer-la como presente". Amarrou-a a uma pedra de moinho, fazendo-a rolar pelas encostas abaixo direito ao o rio Tejo. Por onde a roda passou, nunca mais cresceu vegetação...
Faça play. Na opção Hd, escolha 720 ou superior.